Se você nunca ouviu esse nome em sua vida, não se preocupe! O taperebá é o famoso cajá, porém é popularmente conhecido na Amazônia com essa pronúncia.
O cajá é o fruto da cajazeira (nome científico Spondias mombin L.), árvore da família das Anacardiáceas que está presente em vários estados brasileiros, especialmente nos das regiões Norte e Nordeste, como nos estados de Sergipe, Paraíba Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. Dependendo da região, a planta recebe nomes diferentes. Na Amazônia, por exemplo, é chamada de taperebá. Já no Sul leva o nome de cajazeira ou cajá mirim. Se adapta bem aos climas úmido, sub-úmido e quente.
Dentre suas principais virtudes nutricionais, o cajá é responsável por fornecer grandes quantidades de fibras alimentares, que ajudam no bom funcionamento do intestino, vitamina C, responsável por melhorar o nosso sistema imunológico, e minerais como ferro, cálcio e fósforo, que fortalecem a nossa saúde óssea, prevenindo doenças como a osteoporose.
(Fonte: Em Tempo)