Propriedades do Jambu e como usar

 

O jambu, também conhecido como agrião do Pará, é uma planta muito comum na região Norte do Brasil e que é bastante utilizada na culinária em saladas, molhos e para fazer o tacacá, por exemplo, que é um prato típico do Pará.

Essa planta, além de ser bastante utilizada na gastronomia, também pode ter aplicação no dia a dia, isso porque tem efeito analgésico, podendo ser utilizado para ajudar no tratamento da dor de dente, de garganta e do herpes.

O nome científico do jambu é Spilanthes oleracea e pode ser encontrado em mercados, feiras livres, lojas de produtos naturais ou em lojas online na forma de planta ou óleo essencial.

Propriedades do jambu

O jambu possui propriedade antifúngica, diurética, antiviral, antisséptica, antioxidante e anestésica, principalmente, o que é devido à uma substância que é liberada quando se mastiga a inflorescência do jambu, o espilantol. Assim, devido às suas propriedades, o jambu pode ter diversas aplicações medicinais, podendo ser utilizada para:

  • Ajudar no combate de infecção por vírus e fungos;
  • Combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce;
  • Ajudar a aliviar a dor de dente e de garganta;
  • Auxiliar no tratamento da tosse e do herpes;
  • Aumentar os níveis de testosterona no homem, possuindo, portanto, efeito afrodisíaco;
  • Ajudar a fortalecer o sistema imunológico, já que é rico em vitamina C.

É importante que o consumo e o uso do jambu para fins medicinais seja recomendado pelo médico ou fitoterapeuta, e que não substitua o tratamento anteriormente indicado pelo médico.

Como usar

O jambu é bastante utilizado na gastronomia para preparar saladas e molhos, além de que suas folhas podem ser utilizadas para fazer o tacacá ou pizza de jambu, por exemplo. Além disso, as folhas, flores e raízes podem ser utilizadas no preparo de chás, sendo recomendado para isso colocar 10 g de folhas de jambu em 500 ml de água fervente, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 3 vezes por dia.

O jambu também pode ser utilizado na forma de óleo essencial, devendo o seu uso ser recomendado pelo médico ou fitoterapeuta.

O jambu pode promover contrações uterinas e, por isso, o seu consumo na forma de chá, óleo ou em receitas não é recomendado para mulheres grávidas.

(Fonte: Tua Saúde)