Fruta umbu é típica do Brasil e possui muitos benefícios! Conheça os principais

 

Umbu é uma fruta originária da Caatinga rica em vitamina A, C, fibras e minerais, como cálcio, ferro e potássio

 

Conhecer todas as frutas nativas do Brasil não é uma missão fácil. Afinal, estima-se que o país tenha pela menos 312 espécies típicas - das quais se destacam o açaí, o cupuaçu, a carambola, graviola e muitas outras consideradas exóticas. Mas você já ouviu falar no umbu (ou imbu), por exemplo? Apesar de não ser muito conhecida, essa fruta é uma das mais nutritivas presentes no catálogo brasileiro (é fonte de diversas vitaminas, minerais, fibras e proteínas) e pode ser usada em diversas receitas. Quer aprender mais sobre o umbu? Nós preparamos uma matéria sobre os seus principais benefícios, curiosidades e usos na cozinha. Confira!

Umbu ajuda a aumentar a imunidade, pois é fonte de vitaminas do complexo B, A e C

Assim como a maioria das frutas típicas brasileiras, o umbu se destaca por ter um alto teor de vitaminas e antioxidantes. As vitaminas A e C, em especial, ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo e também apresentam ação antioxidante (combatem a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce). Além disso, o umbu é rico em vitaminas do complexo B, que também fortalecem a imunidade e auxiliam no funcionamento do sistema nervoso.

Fruta umbu tem alto teor de minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e zinco

Além de ser fonte de vitaminas importantes, a fruta umbu é rica em minerais indispensáveis para o organismo, como cálcio e fósforo (importantes para a formação e fortalecimento dos ossos e dentes), ferro (responsável pelo transporte de oxigênio entre as células), potássio e zinco (fundamentais para o funcionamento dos músculos). Por isso, essa fruta é considerada bem completa em termos nutricionais e deve ser incorporada ao seu dia a dia de alimentação.

Folhas de umbu são fontes de proteínas e têm propriedades medicinais

Você sabia que, além de comer o umbu fruta, você também pode consumir as folhas e raízes do umbuzeiro no dia a dia? As folhas de umbu, em especial, têm alto teor de proteínas, vitamina C e propriedades medicinais que auxiliam no funcionamento do intestino e aceleram o metabolismo (indicado para quem precisa perder peso). As folhas de umbu podem ser usadas no preparo de chás e sucos ou até mesmo de saladas e refogados. Interessante, né?

Curiosidades do umbu: fruta é nativa da Caatinga, tem sabor levemente azedo e é ótima para fazer geleias e doces

Originário da Caatinga (bioma que se concentra na região Nordeste), o umbu é arredondado, pequeno, tem casca lisa e um pouco aveludada de coloração verde. A fruta tem um sabor levemente azedo e é muito usada na culinária nordestina - no preparo da umbuzada, por exemplo, que é uma bebida típica da Bahia. Além de ser consumido in natura, o umbu pode render receitas de geleias, compotas, mousses, sorvetes e outros doces. O suco de umbu, em especial, é muito indicado para limpar o organismo, pois é altamente hidratante, rico em vitaminas e antioxidantes.

(Fonte: Conquiste sua vida)