Maracujá: 7 benefícios

 

 

 

 

Maracujá: 7 benefícios e como consumir (com receitas)

O maracujá é um fruto rico em flavonoides, vitamina A e vitamina C, que podem ajudar no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono.

Além disso, o maracujá ainda é rico em minerais como o potássio e magnésio e tem boas quantidades de fibras, promovendo o controle dos níveis de glicose no sangue, ajudando na perda de peso e prevenindo problemas crônicos, como envelhecimento precoce, colesterol alto ou pressão alta.

Existem diversos tipos do fruto, como maracujá roxo, maracujá do mato, maracujá doce ou maracujá azedo, que se diferenciam quanto a cor da casca, da polpa e no sabor mais adocicado ou azedo. As folhas, flores e a polpa do fruto podem ser usados na forma de suco ou chás, a casca pode ser usada como farinha, adicionada a alimentos, e as flores também são usadas como suplementos em cápsulas.

Devido a algumas contraindicações e efeitos adversos, o consumo dos suplementos à base de maracujá devem ser feitos sob a recomendação de um médico ou outro profissional de saúde especializado em fitoterapia.

Por suas propriedades, o  maracujá possui diversos benefícios para a saúde, como:

1. Diminuir ansiedade e estresse

O maracujá diminui os sintomas de ansiedade e estresse, pois é composto por flavonoides, como kaempferol e quercetina, que atuam diretamente no sistema nervoso, acalmando e promovendo o relaxamento. Conheça outros alimentos que ajudam a melhorar a ansiedade e o estresse.

2. Controlar e prevenir a diabetes

A polpa e as folhas do maracujá são ricos em antioxidantes, como vitamina C, betacarotenos, flavonoides e antocianinas que protegem as células responsáveis pela produção de insulina, ajudando no controle dos níveis de glicose no sangue e na prevenção da diabetes.

Além disso, a casca do fruto é rico em pectina, um tipo de fibra que ajuda na liberação lenta dos carboidratos dos alimentos no organismo, equilibrando os níveis de glicose no sangue, controlando a diabetes. 

3. Combater a insônia

Tanto as folhas, quanto as flores e a polpa do maracujá têm propriedades sedativas leves do sistema nervoso central, ajudando a combater a insônia e promovendo um sono mais tranquilo e revigorante. 

4. Ajudar na perda de peso

A casca do maracujá é rica em fibras, como a pectina, que ajudam a diminuir a velocidade de digestão dos alimentos, diminuindo a fome e facilitando a perda de peso. 

Além disso, o maracujá também tem um efeito relaxante, o que pode ajudar a combater a compulsão alimentar, ajudando na perda de peso.

5. Evitar doenças cardiovasculares

Por conter altas quantidades de antioxidantes, como flavonoides e antocianinas, o maracujá melhora a saúde das artérias e impede a formação de radicais livres, favorecendo a prevenção de doenças crônicas, como aterosclerose, infarto, pressão alta e derrame.

A polpa e a casca do maracujá também são ricos em fibras que promovem a redução da absorção de gordura dos alimentos no intestino, regulando os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

 

6. Combater a prisão de ventre

O maracujá combate a prisão de ventre, pois tem ótimas quantidades de fibras, importantes para facilitar a formação do bolo fecal e ajudar na eliminação das fezes.

Além disso, a pectina da casca do maracujá serve de alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

7. Prevenir flacidez e envelhecimento precoce

O maracujá é rico em antioxidantes, como vitamina C, vitamina A e antocianinas que protegem as células da pele contra os radicais livres, prevenindo a flacidez e o envelhecimento precoce.

Além disso, a polpa e a casca do fruto têm ótimas quantidades de fibras que ajudam no controle da glicemia e impedem a formação de produtos de glicação avançada (AGEs), diminuindo a inflamação e prevenindo a flacidez da pele.

(Fonte: Tua Saúde)