Treinar à segunda-feira? Sim e são estes os motivos

 

Segunda-feira, aquele dia da semana odiado por muitos e que implica regressar às rotinas, inclusive de treino. Embora muitas pessoas usem a segunda-feira como desculpa para escapar ao ginásio, outras tantas escolhem o primeiro dia da semana para dar ainda mais força a um dos movimentos do momento.

#nevermissamonday é a hashtag utilizada no Instagram por todos os que escolhem começar a semana a praticar exercício físico, seja no ginásio, ao ar livre ou uma corrida. Este movimento tem ganho cada vez mais adeptos e são já mais de 27 mil as publicações feitas com esta legenda.

Se aderir a uma moda não é suficiente para nunca mais perder uma segunda-feira, o Huffington Post dá-lhe sete bons motivos para não o voltar a fazer:

1. Se não treinar à segunda-feira, é provável que não treine o resto da semana: Gretchen Rubin, autor do livro ‘Better Than Before’, diz que as pessoas que escapam aos treinos de segunda-feira tendem a adiar a ida ao ginásio durante a semana pois é com o passar dos dias que o trabalho e as tarefas se acumulam.

2. Mas se treinar vai sorrir mais: O exercício físico é uma das melhores formas de combater a indisposição, por isso, começar a segunda-feira com um treino, mesmo que ligeiro, ajuda a melhorar o humor (muito graças à libertação de endorfina, a hormona responsável pela sensação de felicidade).

3. E vai sentir-se menos ansioso: Diz o Huffington Post que fazer exercício físico ajuda a reduzir a sensação de ansiedade e se a ansiedade pelo fim de semana é imensa logo à segunda-feira, nada melhor do que dar uma corrida ou fazer uma aula de grupo no ginásio.

4. Treinar à segunda-feira ajuda a melhor o autocontrolo: O exercício físico ajuda a ter mais disciplina e organização na vida, mais não seja, encaixar os treinos no horário requer precisão e rigor para que nenhuma tarefa fique por fazer.

6. E estimula o cérebro: Existe algo melhor do que iniciar a semana com energia e com a criatividade ao máximo? Pois bem, então o melhor é não voltar a perder um treino de segunda-feira. Conta a publicação a atividade física melhora a memória.

7. E quem sabe se não recebe um aumento: Diz o Huffington Post que um estudoencontrou uma associação entre os hábitos de exercício e o vencimento mensal auferido no trabalho, afinal aqueles que tinham uma rotina diária de treinos ganhavam mais ao final do mês do que os que mantinham a vida sedentária.

(Fonte: Banco da Saúde)