Com preguiça de treinar? Psicóloga dá dicas de como manter a motivação na volta do feriado

 

Homem obeso mede a circunferência da cintura. Uso de remédios para emagrecimento deve ser feito exclusivamente com prescrição e acompanhamento médico (Foto:  BSIP / Getty Image)

Estamos nos aproximando do verão e das festas de final de ano, período em que sabidamente bombam as matrículas nas academias e as promessas de uma vida mais fitness. Mas basta um feriado, como o deste final de semana, para quebrar a rotina de treinos. Uma pausa que pode significar um retorno apenas no outro ano, o que pode afetar a saúde mental e trazer mais frustração.

Como driblar esse sentimento? Segundo a psicóloga Fabiane de Faria, fundadora e CEO da plataforma aterapia, o segredo está em dividir o grande objetivo em pequenas conquistas e celebrar ativamente cada etapa.

“Estabeleça metas. Marque uma hora no final da semana para ponderar o que você conquistou e como planejar o que deseja para a próxima semana. É preciso curtir cada etapa, cada conquista. Afinal, ninguém cometeu um erro mais grave do que quem não fez nada só́ porque podia fazer pouco", aconselha a especialista.

“Um exemplo disso é aquela calça maravilhosa que, ao deixar de servir, estimulou você a começar um regime e cuidar do corpo. Mas esse ‘acontecimento terrível’ que fez com que você comesse somente salada pode ser eficaz apenas algumas semanas e não durante todos os meses necessários para perder todos os quilos indesejáveis”, pontua.

Uma outra coisa importante a considerar é: não é porque a semana começou na quarta-feira e outro final de semana está próximo que não vale a pena retomar já as suas rotinas de atividade física.

“As pessoas que deram continuidade a um grande desafio não estavam protegidas do medo, da preguiça, da dúvida ou da indisposição. Elas sentiram tudo isso, porém ultrapassaram essas barreiras em prol de uma recompensa maior", diz. "Não se contentaram apenas com a contemplação da ideia de mudança esperando a segunda-feira chegar”.

 

Por fim, Fabiane de Faria recomenda ouvir os sinais do próprio corpo e ter a consciência de que se trata de um hábito, que só vai se tornar mais forte que as tendências a indisposição diante da persistência e superação das primeiras grandes barreiras.

(Fonte: GQ)