Seis benefícios do melão para a saúde

 

O melão é uma fruta com baixas calorias que tem propriedades diuréticas, ajudando a diminuir a retenção de líquidos e antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Como é rico nutricionalmente, porque contém minerais como o cálcio e o potássio e fibras, ajuda a fortalecer os ossos e dentes e a reduzir a pressão arterial.

Além disso, o melão é um alimento rico em água que melhora o funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre e ajudando na hidratação do corpo, podendo ser uma opção saudável para refrescar os dias quentes. O melão deve ser consumido, pelo menos, 3 a 4 vezes por semana e incluído numa alimentação saudável, equilibrada e variada.

Para escolher um bom melão no supermercado, deve-se olhar a casca e o peso da fruta. Cascas muito brilhantes indicam que a fruta ainda não está madura, enquanto os melhores melões são aqueles mais pesados para o seu tamanho. 

Os principais benefícios do melão são:

1. Ajuda a emagrecer

O melão pode ser útil para emagrecer porque é uma fruta que tem baixa quantidade de calorias e contém fibras que ajudam a aumentar a saciedade e a reduzir o apetite, evitando que a pessoa coma em excesso.

Além disso, o melão é um diurético natural, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos, favorecendo a redução de peso.

Para que o melão ajude na perda de peso é importante ter uma alimentação saudável, variada e equilibrada, obtendo todos os nutrientes e vitaminas para um corpo saudável.

2. Previne o envelhecimento precoce da pele

 

O melão contém oxidantes, o que previne o envelhecimento precoce da pele, ajudando a manter a pele firme, mais jovem e mais saudável.  Além disso, as sementes do melão, que podem ser usadas sob a forma de óleo, contém ômega 6, que promove a renovação e a conservação da pele, e ômega 9, que ajuda a proteger a pele e a evitar que fique desidratada.

Para manter a pele saudável, é importante que, além do consumo de melão, sejam feitos outros cuidados como limpar e hidratar a pele, diariamente, e protegê-la do sol. Conheça 5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita.

3. Melhora o trânsito intestinal

O melão pode melhorar o trânsito intestinal, porque contém fibras, que ajudam a soltar o intestino e a diminuir o desconforto que a pessoa sente.

Além disso, como é rico em água, ajuda na prevenção da prisão de ventre, promovendo a regularidade do intestino, fortalecendo a sua saúde e mantendo as fezes hidratadas e menos duras.

4.  Ajuda no controle da pressão arterial

Por ser rico em potássio, o melão pode ajudar a controlar a pressão arterial, uma vez que contém uma ação hipotensora, ajudando a diminuir e manter estável a pressão em pessoas com pressão alta.

No entanto, para um melhor controle da pressão arterial é importante que a pessoa tenha outros cuidados como diminuir a quantidade de sal que consome e praticar exercício físico regularmente.

5. Fortalece os ossos e dentes

As sementes do melão promovem o fortalecimento dos ossos e dentes, uma vez que são ricas em cálcio, ajudando a mantê-los mais saudáveis e prevenindo doenças como osteoporose, osteopenia e cáries.

6. Previne doenças cardíacas

O melão é uma fruta rica em carotenóides, que atuam prevenindo doenças cardíacas, e em potássio, que permite reduzir a pressão arterial e, consequentemente, diminuir o risco de complicações do coração como o infarto. 

Além disso, é um alimento rico em fibras que ajuda na redução dos níveis de colesterol no sangue, evitando o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos e, com propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar elementos que podem ser prejudiciais para as células, mantendo a saúde do coração.

O melão engorda?

O melão é uma fruta que não engorda porque contém poucas calorias, é rico em fibras, que promovem a saciedade e a diminuição do apetite e é um diurético natural, ajudando a reduzir a retenção de líquidos que a pessoa possa ter, favorecendo a redução de peso e não o seu aumento.

(Fonte: Tua Saúde)