Pitaya: 8 incríveis benefícios

 

 

 

 

 

A pitaya é uma fruta rica em fibras, água, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas B, C e E, além de ter poucas calorias, o que pode trazer diversos benefícios para o organismo, como proteção das células do corpo, melhora do funcionamento do intestino e ajuda no processo de perda de peso, desde que faça parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

A pitaya tem sua origem na América Latina e é o fruto de um tipo de cacto, sendo considerada uma fruta tropical de sabor suave, como uma mistura de kiwi e melão. No Brasil, a pitaya pode ser encontrada de dezembro a maio na região sudeste. Além disso, é muito cultivada no resto da América do Sul, Israel e China.

1. Favorece a perda de peso

Devido à baixa quantidade de calorias e pouca quantidade de carboidrato, a pitaya, em conjunto com uma alimentação saudável, é capaz de ajudar a emagrecer. Além disso, é rica em fibras que ajudam a aumentar a sensação de saciedade, diminuindo o volume de comida consumida nas refeições e, consequentemente, ajuda a emagrecer.

A pitaya também possui um componente chamado betacianina, que, de acordo com alguns estudos, poderia ajudar a diminuir o peso, melhorar o perfil lipídico, diminuir a resistência à insulina e o fígado gordo.

Possui também uma sustância chamada tiramina, que ativa o hormônio glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura para que seja gerada energia.

2. Protege as células do corpo

A pitaya é uma fruta rica em polifenois, flavonoides, betacianinas e vitamina C, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, evitando o dano causado pelos radicais livres às células e, por sua vez, o desenvolvimento de doenças crônicas, como o câncer, diabetes e artrite reumatoide, por favor.

Além disso, é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, já que possui vitamina C, além de também favorecer a formação do colágeno no organismo, um componente importante para manter a firmeza e a elasticidade da pele.

3. Fortalece os ossos

A pitaya é uma fruta que fornece cálcio, magnésio e fósforo para o organismo, que são minerais importantes para o fortalecimento dos ossos e dentes, sendo uma excelente opção para as pessoas que possuem osteoporose e osteopenia, além de também ser interessante para crianças para favorecer o seu crescimento e desenvolvimento.

4. Melhora a digestão

Estudos recentes sugerem que a pitaya atua como prebiótico, o que significa que as fibras que essa fruta possui não são digeridas no intestino, mas sim fermentadas, o que aumenta a quantidade e a atividade das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal, ao mesmo tempo que regula o crescimento de bactérias que causam danos.

Esses prebióticos favorecem os movimentos intestinais e aumentam a produção fecal, evitando a prisão de ventre e melhorando a digestão de forma geral. Além disso, também ajuda a prevenir o câncer de cólon, reforçar o sistema imunológico, reduzir o risco de síndrome metabólica e de doenças neurodegenerativas.

5. Regula os níveis de açúcar no sangue

A pitaya, principalmente a vermelha, possui propriedades capazes de diminuir a resistência à insulina. Isso porque é rica em fibras e antioxidantes, como a betacianina, que atuam regulando os níveis de açúcar no sangue e melhorando condições como a pré-diabetes e prevenindo o desenvolvimento da diabetes.

6. Ajuda a diminuir o colesterol

O consumo de pitaya em conjunto com uma dieta saudável poderia ajudar a reduzir os níveis de colesterol e prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares. Isso acontece devido à sua quantidade de fibras, que evitam a absorção de colesterol no intestino delgado.

Além disso, possui antioxidantes e saponinas, que são compostos orgânicos que favorecem a excreção de colesterol nas fezes.

7. Fortalece o sistema imune

Como é rica em antioxidantes e vitamina C, o consumo da pitaya poderia ajudar a fortalecer o sistema imune, pois é capaz de aumentar a resposta do organismo contra vírus, como o da dengue, fungos, como a Candida albicans, e bactérias como Staphylococcus aureus e Pseudomonas aeruginosa.

8. Previne a anemia

A pitaya é uma fruta rica em ferro, um mineral essencial para transportar o oxigênio pelo corpo, prevenindo e melhorando a anemia. Além disso, contém vitamina C, que é fundamental para favorecer a absorção de ferro a nível intestinal, principalmente o ferro proveniente de frutas e hortaliças.

(Fonte: Tua Saúde)