Berinjela: Seis principais benefícios, como consumir e receitas saudáveis

 

A berinjela é um legume rico em água e substâncias antioxidantes, como flavonoides, nasunin e vitamina C, que atuam no organismo prevenindo o desenvolvimento de doenças do coração e diminuindo os níveis de colesterol.

Além disso, a berinjela possui poucas calorias, é rica em fibras e é bastante nutritiva, podendo ser utilizada em diversas preparações culinárias de forma saudável, principalmente para favorecer a perda de peso.

Incluir a berinjela na alimentação do dia a dia pode trazer diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

  1. Redução dos níveis de colesterol "mau" e dos triglicerídeos, já que contém nasunin e antocianinas, que são poderosos antioxidantes, ajudando na prevenção do desenvolvimento de problemas cardíacos, como a aterosclerose, por exemplo;
  2. Melhora a circulação sanguínea, já que promove a saúde dos vasos sanguíneos, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a regular a pressão arterial;
  3. Favorece a perda de peso, pois tem poucas calorias e é rica em fibras, aumentando a sensação de saciedade;
  4. Previne a anemia, pois é fonte de ácido fólico, que é uma vitamina que estimula a produção de células sanguíneas;
  5. Regula os níveis de açúcar no sangue, já que é rica em antioxidantes e fibras que atrasam a absorção de carboidratos a nível intestinal, sendo uma excelente opção para prevenir a diabetes e para as pessoas que são diabéticas;
  6. Melhora a memória e o funcionamento do cérebro, pois contém fitonutrientes que evitam o dano causado pelos radicais livres às células neuronais, promovendo a saúde do cérebro.

Além disso, o consumo de berinjela poderia prevenir o desenvolvimento de problemas intestinais, pois as fibras presentes nesse legume ajudam a eliminar toxinas, facilitam a digestão e regulam o trânsito intestinal, podendo diminuir o risco de câncer gástrico e de cólon.

É importante mencionar que para obter todos os benefícios da berinjela mencionados anteriormente, esse legume deve fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada.

Como consumir

Para manter suas propriedades saudáveis, a berinjela deve ser consumida grelhada, assada ou cozida. Também pode ser utilizada em diversos pratos como substituto da massa para preparar lasanha, em saladas ou na pizza, por exemplo.

Quando muito grande, a berinjela costuma ter um sabor amargo, que pode ser removido colocando sal nas rodelas de berinjela e deixando agir por 20 ou 30 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar e secar as rodelas, levando-as para cozinhar ou fritar logo após esse processo.

Apesar de te benefícios para a saúde, é recomendado que não sejam consumidas mais de 3 berinjelas por dia, pois pode haver o desenvolvimento de alguns efeitos secundários como dor de cabeça, diarreia, mal estar e dores abdominais.

(Fonte: Tua Saúde)